quarta-feira, 23 de novembro de 2011

DIAS DE ARTE E PRIVILEGIO

     Ha dias em que estar vivo e na realidade um privilegio.
     A arte, nas diversas formas em que se expressa, oferece-nos a alegria de respirar Beleza, pelos diversos sentidos que o corpo humano tem o privilegio de filtrar pela inteligencia.
     O apurar do bom gosto que possamos e queiramos respirar, estando ao nosso alcance, no minimo em termos geograficos, e algo que para o nosso equilibrio emocional, nao podemos perder.
     Temos de usufruir da arte.
     Londres...
     Londres e uma cidade maravilhosa no que a cultura diz respeito.
     Um "toma la..." permanente que por vezes se torna dificil de seguir, pela quantidade da qualidade que esta disponivel constantemente.
     Nao ha tempo para tudo... Incrivelmente boa esta sensacao...
     Ja para nao falar em teatro, que a passada semana me encheu o ego com uma perfomance genial de dois "monstros" da arte da representacao, "Driving Miss Daisy" com Vanessa Redgrave e James Earl Jones, numa comedia dramatica unica e inesquecivel.
      Hoje mais uma vez aqui estou de ego hiper cheio e a precisar de o reproduzir em palavras.
      Manha enevoada em Londres, que implica a qualquer um que estas ruas visite, o carisma de algo misterioso ou escondido ao dobrar a proxima esquina, desta cidade inigualavel.
      Entro ja sabendo exactamente o que me espera pois foi a minha segunda visita no espaco de um mes a Royal Academy of Arts, e respirar com estes olhos que a terra ha-de comer, a loucura e estudo unico na ponta dos pinceis de DEGAS, nesta exposicao que acho ainda irei visitar novamente antes que finde.
      A sensacao dos movimentos das bailarinas, com a intensidade leve de movimentos graciosos totalmente sentidos pelo curioso so pelo simples facto de olhar uma tela pintada, e absolutamente estonteante.
      Cada vez que olho, vejo algo de diferente, a dinamica dos movimentos, a luz que o mestre consegue transmitir pelo oleo na tela, e mesmo alucinante. Para mim, claro...
      Impressionismo tematico no seu melhor.
      Sinto em quadros, estar ao lado do pintor e olho em termos realistas para a fotografia que ele seguia na presenca dos personagens da Opera de Paris.
      Sim, a fotografia, porque este Senhor foi um dos pioneiros da fotografia como meio de estudo da dinamica do movimento humano.
      Teve a sorte de discutir, colaborar e observar a obra fundamental dos irmaos Lumiere, que alias e para conclusao da exposicao, me enche o peito de inacredibilidade por observar "in loco" alguns filmes arquivados em coleccoes particulares, que so nesta exposicao sao projectados.
      Enfim... um inicio de dia fascinante.
      Uma da tarde...
      Apenas atravessar Picadilly e a poucos metros, St. James Church...
      Nada melhor como complemento depois de estar em presenca de tantos bailarinos de tela, que um belo solo de piano nesta pequena igreja quase milenaria.
      Todas as quartas-feiras e por vezes segundas-feiras tambem, a mesma hora, concertos de musica classica ou erudita como quiserem chamar, teem lugar com a disponibilidade dos musicos intervenientes com a finalidade de angariacao de fundos para conservacao.
      Momentos magicos.
      Momentos magicos a hora de almoco.
      Hoje, o pianista Daniel Tong, ofereceu a quem esteve presente, e foram muitos, uma hora de concerto de piano que olhando em redor, enchia as faces dos presentes de um sorriso sentido e de deleite.
      Robert Schumann e Claude Debussy...
      Sem parar...
      Impressionismo, musica maravilhosa em interpretacao de primor, e ai vou eu a caminho de mais uma exposicao de pintura...
      Tate Modern...
       Bem... realmente as ofertas sao tantas que por inadvertencia, acabei de misturar as maos pelos pes...
       Marcada visita para exposicao de pintura pelo pintor ingles do inicio do seculo XIX, John Martin...
       Bati com o nariz na porta...
       Maldita distracao, ainda me condenei em tentativa de resignacao por nao poder ver a exposicao...
       Nao...
       Em Londres nao...
       Simpatia e disponibilidade competentissima, fui encaminhado para algo que nao sabia existir, e ja frequento o Tate ha uns anos, fui encaminhado para uma "peer", junto a galeria, que faz trajectos de barco entre Tate Modern e Tate Britain...
       Pois devia estar na Tate Britain...
       Mas, que bem que soube o engano, pois so tive de me sentar no barco e passar pelo centro de Londres e seus atrativos pelo Tamisa durante os cerca de dez minutos do trajecto, e la fiquei em terra firme mesmo de caras com o local certo.
       Certo...
       Para acabar este dia infindavel de respirar tanta Beleza, John Martin...
       Que fantastico pintor...
       Um Dante actualizado no seu tempo e com uma tematica que nao deixa de ser fascinante na sua obra, mesmo a quem nao tenha muito interesse na materia.
       APOCALYPSE o nome da exposicao, e onde 90% das obras a esse tema se dedicam.
       O fim do mundo, Adao e Eva, Babilonia, Pandemonium, Pompeia, ninfas e Deuses do Olimpo,etc., etc.
       Meu Deus sera caso para dizer.
       A visao do fogo destruidor da raca humana e do mundo em que vivemos, de forma romantica onde os vermelhos sao predominantes.
       As cidades imaginarias de uma qualidade expressiva exclusiva, sempre com o poder destruidor mistico presente... uau...
       Unico e inesquecivel.
       Agora...
       Agora queixam-se as pernas.
       Mas a dor e boa.
       A dor e uma dor fantastica quando nos doi por estes motivos.
       A Arte e fantastica seja ela de que forma for.
       Nada melhor que...
       Dias de Arte e Privilegio.


       23 Novembro 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário